TCE-RO e MPC-RO celebram 41 anos com Fórum Nacional

19 de abril de 2024 | 8:04

Inovação, Tecnologia e Soluções para o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD). Esse é o tema do Fórum Nacional que celebra o 41º aniversário do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO).

O evento será realizado nos dias 27 a 29 de maio, no auditório do TCE-RO, em Porto Velho. O objetivo: proporcionar um espaço de reflexão sobre o papel da inovação e da tecnologia na otimização dos processos de controle externo.

Com a presença de membros e servidores de Tribunais e Ministérios Públicos de Contas de todo o Brasil, o Fórum é direcionado a gestores e técnicos da administração estadual e municipal, representantes da sociedade civil, profissionais de controle externo e tecnologia da informação, além de acadêmicos e pesquisadores.

As inscrições para assistir, de modo online, ao Fórum Nacional, já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://sophos.tcero.tc.br/.

ABERTURA

O Fórum Nacional terá início na tarde do dia 27 de maio, com palestra a ser ministrada pelo presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, sobre a nova era institucional do Tribunal de Contas em 2024: o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).

Graduado em Direito pela Faculdade de Rondônia (FARO), Wilber Coimbra possui mestrado pela Universidade de Taubaté (SP), doutorado pela Universidade do Vale do Itajaí (SC) e pós-doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

PROGRAMAÇÃO

Ainda no dia 27 de maio, haverá a palestra magna com o tema “O CEOD e o Futuro do Controle Externo”.

Já no dia 28 de maio, o evento será dividido entre painéis, mesa-redonda e estudos de caso.

Os temas abordados nos painéis vão tratar do futuro do Controle Externo e a transversalidade da ciência de dados dos Tribunais de Contas.

Em seguida, acontecerá uma mesa-redonda com membros e servidores do TCE-RO. O momento será para entender como o Tribunal de Contas de Rondônia definiu o CEOD como prioridade de atuação para os anos de 2024 e 2025.

Finalizando o segundo dia, serão apresentados estudos de casos de CEOD nos Tribunais de Contas do Brasil.

Já os painéis do último dia do Fórum Nacional abordam o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de desenvolvimento do CEOD e do controle da Administração Pública.

Além de disseminar práticas inovadoras, o Fórum Nacional realizado pelo TCE-RO e pelo MPC-RO deseja possibilitar o intercâmbio de experiências e a capacitação de profissionais e gestores públicos.