Gaepe-RO convoca secretarias de educação e escolas a responderem questionário

16 de abril de 2024 | 12:37

O Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas Educacionais de Rondônia (Gaepe-RO) divulgou, recentemente, o questionário Raio-X da Equidade em Rondônia. Equidade significar dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.

O objetivo do questionário é realizar um levantamento de dados para mapear a realidade educacional no estado. As informações ajudarão na promoção de políticas públicas mais eficientes para promover a equidade e a melhora dos indicadores de aprendizagem.

A participação e envolvimento dos gestores de educação (do estado e dos municípios) é crucial para o sucesso da iniciativa. O levantamento vai subsidiar ações de 5 grupos de trabalho do Gaepe: Equidade Racial, Educação no Campo, Indígena e Quilombola, Equidade de Gênero e Educação Inclusiva.

“O diagnóstico é uma etapa fundamental da metodologia de trabalho da governança e um processo necessário para termos melhores políticas públicas”, destaca Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule, que coordena o Gaepe.

INSTRUÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Acompanhe as instruções de preenchimento no Ofício do Gaepe-RO nº 04/2024, já encaminhado a todas as secretarias e demais instituições participantes.

É importante observar que o questionário possui duas versões: uma para as Secretarias Estadual e Municipais de Educação e outra para as escolas selecionadas.

• Os links para as duas versões do questionário podem ser acessados no Anexo I (páginas 2 e 3 do Ofício).
  • A lista de escolas selecionadas para participar na tabela do Anexo II (página 4 do Ofício).

O prazo final para completar os questionários é 28 de junho de 2024.

As dúvidas podem ser encaminhadas ao Gaepe-RO, pelo contato disponibilizado no Ofício.

Acesse o ofício clicando aqui.

SOBRE O GAEPE-RO

Instalado em abril de 2020, o Gaepe-RO é o primeiro organismo multi-institucional de nível estadual criado no país. É coordenado pelo Instituto Articule com a cooperação do Instituto Rui Barbosa e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Tem a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia; Ministério Público de Contas; Ministério Público do Estado; Tribunal de Justiça; Defensoria Pública; Secretaria de Educação do Estado; diretório regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; Conselho Estadual da Educação e o diretório regional da União dos Conselhos Municipais de Educação.