Principal

TCE-RO é homenageado pela Câmara dos Deputados com Medalha do Mérito Legislativo

20 de novembro de 2019 | 13:59

O conselheiro Edilson de Sousa Silva, que é presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), recebeu nesta quarta-feira (20), em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília, a Medalha do Mérito Legislativo, a mais importante honraria concedida pela Câmara dos Deputados.

O conselheiro Edilson com a medalha e o diploma recebidos nesta quarta-feira

A premiação consiste, além do reconhecimento público, na entrega de uma medalha e de um diploma de menção honrosa ao agraciado. Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a distinguir e condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Brasil.

No caso do conselheiro Edilson de Sousa, a outorga da comenda se deu por meio de indicação feita pelo segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado Mário Heringer, por, entre outros aspectos, o trabalho e a efetiva contribuição do agraciado para a administração pública brasileira, em especial, ao sistema de controle externo nacional, do qual fazem parte o CNPTC e o TCE rondoniense.

HONRARIA

Os conselheiros do TCE-RO, Paulo Curi e José Euler, e o procurador Adilson Moreira com o homenageado, o conselheiro presidente Edilson de Sousa

Emocionado, o conselheiro Edilson de Sousa, em mensagem, citou o privilégio de receber tão alta honraria. “É com muita gratidão a Deus que tenho a honra de receber, como conselheiro e presidente do Tribunal de Contas de Rondônia e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados”, disse, mencionando, ainda, agradecimento especial ao presidente do Parlamento, deputado Rodrigo Maia, e ao segundo-secretário, deputado Mário Heringer.

Autoridades do sistema de controle externo brasileiro prestigiaram a entrega da comenda ao conselheiro Edilson

“É meu dever, também, reconhecer que meu caminhar não é solitário: tenho ombreando comigo os membros da Corte de Contas Rondoniense, os membros do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, e juntos temos contado com um verdadeiro e incansável exército de homens e mulheres que não têm medido esforços para que hoje pudéssemos alcançar os resultados evidenciados nacionalmente e receber tão prestimosa honraria”, acentuou.

Por fim, lembrou que, na condução do TCE-RO e do CNPTC, tem, juntamente com seus pares e servidores, conseguido realizações importantes em favor da concretização de um sonho: o fortalecimento da atuação das Cortes de Contas como importante instrumento de controle e transformação social, a partir de sua condição de instrumento de efetivação dos direitos fundamentais para a presente e as futuras gerações.


Mais notícias