Principal

Servidores podem se inscrever para eleição do Conselho de Administração do Iperon

02 de junho de 2023 | 14:17

A partir desta segunda-feira (5/6), estarão abertas as inscrições para o processo de escolha dos membros do Conselho de Administração do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon). Para concorrer ao cargo de conselheiro de administração, os candidatos devem ser aposentados, pensionistas ou servidores ativos.

A Lei complementar n° 1100/2021 inovou no processo de eleição dos representantes dos servidores ativos, aposentados e pensionistas no Conselho de Administração. Este ano, a votação e também a inscrição dos candidatos serão feitas totalmente em formato online.

Desse modo, as inscrições poderão ser feitas, até o dia 19 de junho, pelo e-mail: eleicaocad@iperon.ro.gov.br. O edital e o regulamento estão disponíveis neste endereço: https://tcero.tc.br/wp-content/uploads/2023/06/edital-iperon.pdf.

O QUE É

O Conselho de Administração atua como órgão responsável pela definição das diretrizes gerais relativas à gestão de ativos e passivos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e pelo acompanhamento de sua execução pela diretoria executiva, composta pelo presidente e diretores do Instituto.

De acordo com o regimento do Iperon, o Conselho deve ser composto por 14 membros, sendo sete representantes dos órgãos e sete representantes das organizações de servidores.

Entre as atribuições do conselheiro de administração estão: aprovar propostas da política de investimentos; participar, acompanhar e avaliar a gestão econômica e financeira dos recursos dos fundos previdenciários; aprovar plano de ação anual ou planejamento estratégico, assim como o código de ética e política corporativa de segurança da informação; acompanhar metas financeiras e atuariais, entre outras atribuições.


Mais notícias