Ir para o Conteúdo
Porto Velho, sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Cidadão tem acesso a contas dos municípios no portal do TCE

Imprimir Notícia
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Outros

.
.


Uma nova ferramenta disponibilizada pelo Tribunal de Contas (TCE), através do seu portal (www.tce.ro.gov.br), permite ao cidadão acessar a execução orçamentária dos 52 municípios rondonienses no período de 2008 a 2010. Chamado Contas Públicas, o dispositivo tecnológico é vinculado ao Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap), responsável por receber todos os dados relativos à execução orçamentário-fiscal enviados pelos municípios.

A disponibilização dessas informações no site do TCE é fruto do trabalho conjunto da Secretaria Geral de Controle Externo e da Secretaria de Informática e busca atender o princípio da transparência, dentro do que exige a recém-promulgada Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), regulamentada em âmbito interno pela Corte de Contas através da Resolução nº 93/2012.

Todas as informações já estão adaptadas aos conceitos da Lei de Acesso à Informação, que exige da administração pública a divulgação de todos os seus atos de forma didática e de fácil entendimento, visando que o cidadão comum tenha a devida compreensão e possa realizar o chamado controle social, exercendo seu direito à fiscalização dos gastos públicos.

Através do Contas Públicas será possível ao cidadão saber, entre outros dados relativos ao triênio 2008/10, quanto os municípios tiveram de receita, como foram efetuadas suas despesas, em que foram investidos os recursos públicos, incluindo gastos com pessoal, na Educação e Saúde, bem como se atingiu ou não os limites exigidos por lei.

Para acessar a nova ferramenta, basta clicar no ícone “Contas Públicas”, disponível no lado direito do portal do TCE, abaixo do link do Sigap. A página traz a lista dos 52 municípios do Estado, tanto em ordem alfabética quanto na distribuição geográfica.

Além de detalhes da execução orçamentária (despesas, receitas, entre outros) relativos ao período 2008 a 2010, é possível também conferir um gráfico comparativo dos gastos realizados pelo município ao longo desse triênio nas áreas de educação, pessoal, saúde, bem como o repasse ao Legislativo.

O Contas Públicas traz, ainda, a relação das leis orçamentárias (LOAs) aprovadas, além de detalhes sobre o município, como número de habitantes, bandeira, relação das unidades gestoras (aquelas que podem realizar a execução financeira do município e, portanto, estão sob a jurisdição direta do TCE).

Também é possível ter acesso a todas as informações processuais relativas às prestações de contas já apreciadas no triênio 2008/9/10, como relatórios do corpo técnico do TCE, pareceres do Ministério Público de Contas, votos e pareceres prévios proferidos pelo Tribunal, além de outras peças do processo, a exemplo de representações, decisões, certidões.

2011 E 2012

Embora apresente basicamente informações sobre contas julgadas pelo TCE nos exercícios de 2008 a 2010, o Contas Públicas inova ao disponibilizar as leis orçamentárias anuais aprovadas pelos municípios tanto para 2011 quanto para 2012.


Links:
Outras Notícias Relacionadas
Acordo entre TCE e Fapero busca estimular a produção científica no Estado
Jurisdicionados têm até dia 30/10 para entregar avaliação sobre governança
TCE/Corregedoria cumpre calendário e abre nova correição em gabinete
Portal do TCE é referência na aplicação da Lei de Acesso à Informação
TCE realiza obras em ambientes internos para implantação do Processo de Contas eletrônico
Reuniões no TCE marcam nova fase de implantação do Processo de Contas eletrônico
Novas ações na área de tecnologia são aprovadas pelo Cetic/TCE
TCE convoca aprovado em concurso para entregar documentos e exames médicos
Corregedoria/TCE dá continuidade a correições em gabinetes
TCE convoca aprovado em concurso para entrega de documentos e exames médicos
12345678910...
Clique para acessar o site da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia Clique para acessar o site do Executivo do Estado de Rondônia Clique para acessar o site do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia Clique para acessar o site do Ministério Público do Estado de Rondônia Clique para acessar o site da Defensoria Pública do Estado de Rondônia