TCE-RO realiza capacitação sobre prestações de contas dos prefeitos

16 de março de 2018 | 8:21

Com o objetivo de esclarecer questões referentes às prestações de contas dos chefes dos executivos municipais (prefeitos), foi aberta nessa terça-feira (13), no auditório do Tribunal de Contas (TCE), capacitação sobre o sistema Sigap Corporativo/Recepção de Dados, realizada por meio da Escola Superior de Contas (Escon).

Com um total de 16 horas-aula, a atividade encerrou-se nessa quarta-feira (14) e contou com a participação de técnicos das administrações municipais que atuam nos setores de contabilidade e controle interno dos órgãos jurisdicionados ao TCE.

INSTRUTORES

A auditora Gislene Menezes abordou questões previdenciárias durante a atividade

O auditor de controle externo Rodolfo Kezerle, atual coordenador geral das comissões de auditoria das contas de chefes dos executivos municipais, foi o primeiro a expor os conhecimentos relacionados às prestações de contas.

Entre outros pontos destacados, ele citou o uso da nova metodologia para análise das prestações de contas dos municípios, cuja efetivação garante uniformidade, melhoria da qualidade da instrução dos processos, assim como redução e racionalização do tempo demandado para as auditorias.

Em seguida, a auditora de controle externo Gislene Rodrigues Menezes abordou os resultados obtidos com auditorias na área previdenciária, repassando noções sobre os regimes previdenciários existentes entre os quais, os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), além do impacto desse regime no orçamento que pode atingir o restante das demandas sociais.

Outros assuntos dentro da temática abordada foram expostos ao longo da capacitação, com os participantes podendo ainda esclarecer dúvidas e fazer questionamentos aos instrutores, auxiliando assim na maior assimilação dos conhecimentos. Os participantes que cumpriram efetivamente a carga horária terão direito a certificados expedidos pela Escola Superior de Contas do TCE-RO.