TCE-RO prestigia abertura de Encontro do Conselho dos TJs em Porto Velho

08 de novembro de 2019 | 12:50

Representado pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) participou nessa quinta-feira (7), no plenário do Tribunal de Justiça (TJ-RO), em Porto Velho, da solenidade de abertura do 118º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJ-RO, desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior, juntamente com o presidente do Conselho dos TJs, desembargador Carlos Eduardo Duro, que preside o TJ do Rio Grande do Sul. Presentes, ainda, presidentes ou representantes de TJs de todo o país e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assim como de instituições públicas civis e militares, além da OAB de Rondônia.

Espaço de diálogo e de reflexão sobre temas relevantes para a Justiça estadual brasileira, o encontro sediado pelo TJ rondoniense já passou por todas as capitais brasileiras, em quase três décadas de existência, conforme mencionou em seu pronunciamento o presidente do Conselho, desembargador Carlos Duro.

Ele ainda chamou a atenção para a necessidade de independência e harmonia entre os poderes para que possam funcionar plenamente e “em perfeito equilíbrio”. Destacou, ainda, a importância dos Tribunais de Justiça estaduais em face da responsabilidade de julgar cerca de 80% dos processos que tramitam no país.

O conselheiro presidente Edilson de Sousa entre as autoridades que prestigiaram a abertura do encontro no TJ-RO

Já o desembargador Walter Waltenberg, ao agradecer à presença de todos, disse que ser “uma honra para o Tribunal de Justiça realizar o 118º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça em nosso Estado, uma terra acolhedora, com uma Justiça nova, mas de muitas conquistas e inovações”.

Nesse aspecto, citou conquistas e avanços implementados pela Justiça rondoniense, entre as quais, diversas soluções na área tecnológica, visando, primordialmente, à melhoria da prestação jurisdicional, em especial no atendimento ao cidadão.

Após a cerimônia, o conselheiro presidente Edilson de Sousa, ao cumprimentar os membros dos Tribunais de Justiça presentes, desejou sucesso no encontro, que terá sequência nesta sexta-feira (8), com ampla programação, encerrando-se no sábado (9).