Principal

TCE-RO integra esforço de entidades do Sistema TCs em busca de parceria institucional

17 de julho de 2019 | 7:59

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio do seu presidente, conselheiro Edilson de Sousa Silva, participou do esforço conjunto realizado por membros do Sistema Tribunais de Contas – Atricon, IRB, Abracom, Audicon – em busca de parceria institucional, sendo uma das atividades audiência nessa terça-feira (16), em Brasília, juntamente a representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae.

Entre outros assuntos, entrou em pauta a realização do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, com a possibilidade de que sejam abertos espaços (palestras, por exemplo) para uma presença mais concreta dessas instituições no evento.

O presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), lembrou que a parceria proposta condiz com a agenda de diálogo interinstitucional, que a Atricon vem mantendo com o propósito de ampliar discussões em torno de temas republicanos.

Em diversos instantes, a Atricon apresentou a autoridades o perfil do Controle Externo Contemporâneo, por intermédio do qual o Sistema Tribunais de Contas vem alcançando o próprio aperfeiçoamento e produzindo resultados nas políticas públicas.

Fábio Nogueira disse que a expectativa é de que o Sistema Tribunais de Contas agregue parceiros com interesses comuns e que possam contribuir, de forma conjunta, “com a resolução dos problemas socioeconômicos e a reinserção do Brasil na rota do desenvolvimento”. De acordo com o presidente, o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas é instância adequada a essas discussões.

O EVENTO

O I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas se realizará em Foz do Iguaçu (PR), no período de 11 a 14 de novembro. Trata-se da congregação do XXX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, promovido pela Atricon, com o V Congresso Internacional de Políticas Públicas do IRB.

Diferentemente das edições precedentes, quando realizavam seus eventos separadamente, Atricon e IRB decidiram concentrar esforços em um único acontecimento, com o intuito de ampliar as discussões e alcançar um maior público em torno da temática proposta: ‘O Tribunal de Contas Contemporâneo e as Políticas Públicas’.

PRESENÇAS

O presidente Fábio Nogueira conduziu o grupo formado pelos conselheiros Thiers Vianna Montebello (Presidente TCMRJ/Abracom); Ivan Lelis Bonilha (Presidente IRB); Renato Rainha (Diretor da Atricon); Edilson de Sousa Silva (Presidente TCE-RO/CNPTC); Joaquim de Castro Neto (Presidente do TCMGO/Secretário Executivo do CNPTC); e o ministro substituto Marcos Bemquerer Costa (Presidente Audicon). Eles foram recebidos por Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, e por Carlos do Carmo Andrade Melles, presidente do Sebrae. (Com informações da Atricon)


Mais notícias