TCE-RO é homenageado durante Congresso Internacional dos TCs

13 de novembro de 2019 | 16:03

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por seu presidente, conselheiro Edilson de Sousa Silva, recebeu nesta quarta-feira (13), durante a programação do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) homenagens prestadas por importantes entidades do sistema de controle externo brasileiro e sul-americano.

Uma das honrarias foi concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pela Fundação Vanzolini (USP-SP), devido ao trabalho efetivado por ocasião da aplicação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).

O conselheiro Edilson de Sousa em seu agradecimento pelas honrarias recebidas

Entregue pelo presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), a placa registra bela homenagem, com os dizeres: “O MMD-TC é uma semente que germina em condições favoráveis, fincada no solo fértil do envolvimento coletivo, podada na eliminação de desarmonias, regada pelo ideal da cidadania, adubada no incondicional propósito do aperfeiçoamento. A colheita pertence ao Sistema de Tribunais de Contas do Brasil, mas a Atricon, pelo seu abnegado envolvimento entrega este fruto de reconhecimento”.

O MMD-TC integra o Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC) e constitui-se em instrumento de melhoria do controle externo no Brasil. Este ano, a ferramenta foi aplicada em todos os Tribunais de Contas brasileiros.

O conselheiro Edilson de Sousa foi o coordenador técnico da Comissão de Coordenação Geral do Marco de Medição, que contou com a participação de membros e técnicos de TCs de todo o país. A comissão atuou em todas as etapas do MMD-TC, desde a fase inicial, incluindo treinamentos e visitas técnicas, até a divulgação dos resultados.

A Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asul) entregou medalha ao presidente do TCE rondoniense

Já a Fundação Vanzolini atuou como entidade certificadora do MMD-TC. Foram apreciados pela Fundação, entre outros quesitos, o arquivamento dos documentos do MMD-TC; a manutenção do site do QATC pela Atricon; a condução de todo o processo pela Comissão de Coordenação Geral; e o tratamento dos dados apresentados de forma consolidada em painel constante na programação do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.

ASUL

Outra homenagem prestada ao TCE rondoniense foi feita pela Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asul). Na oportunidade, o conselheiro Marco Peixoto (TCE-RS), presidente da Asul, entregou ao conselheiro Edilson de Sousa uma bela comenda, em forma de medalha, em razão dos bons serviços prestados ao controle externo do Brasil.