Palestra “Desafios emocionais nas atividades de Ouvidoria” marca participação do TCE-RO em evento comemorativo ao Dia do Ouvidor

17 de março de 2023 | 14:54

A Ouvidoria do Tribunal de Contas de Rondônia (OUV/TCE-RO) participou, nessa quinta-feira (16), de evento em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor, realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO).

Denominado “Ouvidoria Day”, o evento contou com um ciclo de palestras voltadas a ressaltar a importância dos canais de participação social e preconceitos vividos na profissão.

A presença do TCE-RO no evento se deu por meio do painel no qual foi apresentada a palestra “Os desafios emocionais nas atividades da Ouvidoria”, realizada pela Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Érika Lemância, com moderação pelo Assessor da Ouvidoria do TCE-RO, Felipe Lima Guimarães.

“As temáticas foram escolhidas por estarem muito relacionadas à prática diária dos nossos ouvidores, que são responsáveis pela interlocução efetiva da Administração Pública com a sociedade”, lembrou Felipe, ao longo de sua palestra.

Foi citada, ainda, a condição da Ouvidoria como um canal de comunicação responsável pela transparência, pelo controle social e o efetivo exercício da cidadania. “Por isso a importância de celebrar o Dia Nacional do Ouvidor em encontros como este que promovam reflexão e valor à profissão”, finalizou o representante da Ouvidoria do TCE-RO.

O EVENTO

O encontro também contou com a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), Controladoria-Geral da União – Regional Rondônia (CGU-RO), Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), Ministério Público do Estado (MP-RO), Tribunal de Justiça (TJ-RO), SEDAM, FEASE, SESAU, SESDEC, SUGESP, CEMETRON, FHEMERON.

Também participaram ouvidores representantes da Prefeitura e Câmara de Porto Velho e de municípios do interior, a exemplo de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Theobroma, Presidente Médici, Costa Marques, entre outros.

A ação é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão de aprimoramento e capacitação dos Tribunais de Contas, e, em Rondônia, promovida pela Rede Estadual de Ouvidorias (REOUV), com apoio do TCE-RO.