Principal

Oficina de redesenho de fluxos internos é ministrada aos servidores do TCE-RO

14 de junho de 2018 | 11:45

Dentro do propósito de fomentar melhorias na administração pública, conforme os objetivos do Plano Estratégico do Tribunal de Contas (TCE-RO), foi realizada nessa quarta-feira (13) no auditório da Corte de Contas, para servidores da área de controle externo, a oficina de redesenho de fluxos internos, utilizando a abordagem “Design Thinking”.

Conforme a servidora Cleice de Pontes Bernardo, responsável pelo repasse das orientações, a atividade busca qualificar os servidores e aumentar suas capacidades de entrega de serviços e de produção em equipe, além de melhorar a percepção de valores agregados, tendo como objetivo a implementação de um sistema que automatize as rotinas de trabalho.

Nesse sentido, foi explicado como se deu o mapeamento de processos de cada unidade organizacional, elucidando ainda dúvidas referentes à cadeia de valor no que se refere aos insumos, macroprocessos, produtos e impactos do setor na estrutura organizacional do TCE.

Foram também apresentadas seis fases principais que integram a metodologia Design Thinking e que visam a execução das atividades, sendo elas: empatia, (re) definição, ideação, prototipação, teste e dinâmicas.

A primeira fase, denominada empatia, tem o propósito de reconhecer os atores envolvidos, nas demais fases os objetivos são: delimitar os desafios que deverão ser tratados pelo trabalho por meio de um diagrama de afinidade, compartilhar ideias, simular aspectos abstratos dos serviços, criar oportunidades para refinar melhorias de trabalho e realizar um balanço final das atividades do dia.

Ainda dentro das atividades, a instrutora apresentou Procedimentos Operacionais Padrão (POP), utilizados em outras instituições públicas, afim de demonstrar a importância desse tipo de ferramenta para a administração pública e a possibilidade de seu uso no âmbito da SGCE.


Mais notícias