Principal

Ecoliga fecha 2019 com apresentação no TCE-RO dos indicadores de sustentabilidade

25 de novembro de 2019 | 12:52

Foi realizada na sede do Tribunal de Contas (TCE-RO) a última reunião de 2019 da Ecoliga Rondônia, constituída por instituições públicas estaduais e federais visando, principalmente, o compartilhamento e implementação de programas e ações de responsabilidade socioambiental, assim como outros assuntos relacionados à cultura sustentável.

Além do TCE-RO, participaram representantes do Tribunal de Justiça (TJ-RO), do Ministério Público Federal (MPF), da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Tribunal Regional do Trabalho – (TRT) 14ª Região.

Instituída em 2017, por meio de um acordo de cooperação técnica, a Ecoliga tem atribuições que envolvem racionalização e redução de custos e consumo consciente de materiais e serviços; capacitação e produção científica; gestão e destinação adequada de resíduos; compras sustentáveis e compartilhadas; ações voltadas para a conscientização da sociedade e outras ações que tenham foco para o desenvolvimento sustentável.

REUNIÃO

A principal pauta da reunião, realizada no último dia 19, foi a apresentação de indicadores de sustentabilidade dos órgãos que participam da Ecoliga, a partir de estudos desenvolvidos pela coordenadora de pesquisas da Unir, professora Marta Helena de Lellis, entre os quais, pontuou as sugestões constantes na Instrução Normativa nº 10/2012/PLS.

Também houve a apresentação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), dada a possibilidade de sua adoção ou mesmo adaptação para aproveitamento pelas instituições partícipes da Ecoliga.

A reunião foi encerrada com a definição, pelos partícipes, do calendário para 2020, ficando a primeira reunião agendada para o mês de janeiro.


Mais notícias