Principal

Cidadão é convidado a responder pesquisa sobre o trabalho do TCE-RO

11 de setembro de 2017 | 9:34

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) inicia nesta segunda-feira (11) a aplicação de pesquisa que busca medir o grau de reconhecimento e percepção dos jurisdicionados e dos cidadãos em relação à atuação do órgão, com destaque para quesitos envolvendo fiscalização dos gastos públicos, gestão pública, controle, prevenção, capacitação, conhecimento, transparência, acesso à informação, ouvidoria e comunicação.

Qualquer cidadão pode responder à pesquisa, cujo questionário eletrônico está disponível no Portal do Tribunal (clique aqui), podendo, desse modo, ser acessado facilmente em dispositivos móveis, como smartphone, tablet, entre outros.

O questionário traz 21 perguntas entre informações gerais, visando traçar o perfil do usuário, e específicas, a fim de identificar percepções, necessidades e expectativas dos públicos do TCE-RO, com foco no aprimoramento de sua gestão estratégica. A resposta aos quesitos exige apenas alguns minutos e os participantes não são identificados. As respostas também serão utilizadas apenas para a pesquisa.

A elaboração de instrumentos de avaliação é uma das atividades previstas no âmbito do Plano Estratégico do TCE-RO, horizonte 2016/2020, bem como integra diretriz da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon). A iniciativa é voltada ao aperfeiçoamento e à consolidação de estratégias e ações que objetivam, entre outros aspectos, fortalecer e ampliar a integração do Tribunal de Contas com os jurisdicionados e a sociedade.

A implantação da pesquisa também segue tendência mundial voltada a avaliar os serviços públicos – no caso do Tribunal de Contas, tanto a sua atuação na efetivação do controle dos gastos públicos, quanto no estímulo ao relevante papel exercido pelo cidadão, por meio do chamado controle social.

Segundo a equipe responsável pela pesquisa, a cargo da Secretaria de Planejamento do TCE-RO, a realização da pesquisa demonstra também a preocupação de valorizar o caráter público dos serviços prestados pelo Tribunal, assim como a eficiência e a eficácia de suas ações.


Mais notícias