Principal

Após 35 anos, sede histórica do TCE-RO passará por reforma geral

19 de novembro de 2019 | 11:14

Prestes a completar 35 anos de utilização pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), a sede histórica da instituição, situada em Porto Velho, se prepara para receber uma grande reforma interna e externa. Utilizado desde 1985, o edifício, onde funcionava o antigo Beron, vai sofrer uma intervenção prevista para 36 meses, a partir deste ano.

As obras vão garantir a conservação do patrimônio público, tornando a edificação – que conta com uma estrutura sólida, de concreto armado – totalmente operante novamente. Serão contempladas, entre outras, instalações hidráulicas, elétricas e de lógica, esquadrias, telhado, pisos e revestimentos totalmente novos.

Recentemente foram realizadas as assinaturas do contrato e da ordem de serviço, assim como a reunião inaugural para acertar detalhes da obra. Participaram, pelo TCE, a secretária-geral de Administração, Joanilce da Silva Bandeira de Oliveira, e sua equipe de trabalho, assim como representantes da empresa vencedora da licitação.

Além de atender objetivo estratégico-administrativo da Corte de proporcionar melhoria nas condições de trabalho, a reforma do edifício-sede está em sintonia com a nova política de gestão de pessoas, a partir do modelo de gestão por competências, uma vez que foca na qualidade de vida no trabalho.

Ao revitalizar suas instalações físicas, a Corte ainda busca atender outro importante objetivo estratégico, qual seja: garantir a infraestrutura, a segurança institucional e os serviços adequados às necessidades da organização.

Destaca-se, portanto, o esforço da instituição na busca de um ambiente organizacional mais seguro, saudável e ergonômico, contemplando ainda a acessibilidade, para seus agentes públicos, colaboradores e também a própria população e os jurisdicionados que constantemente frequentam as dependências físicas da Corte.

PRÉDIO

O edifício-sede do TCE-RO conta com um subsolo e nove pavimentos, os quais, após a obra de reforma e ampliação, passará a contar com uma área total construída de 6.713,95 metros quadrados, em um terreno com a área de 4.215,78 m². Faz parte do escopo da referida obra adequações referentes a acessibilidade, prevenção e proteção contra incêndios e descargas atmosféricas.

Entre os objetivos almejados com a reforma, destacam-se: a melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 500 servidores que trabalham na edificação; revitalização das instalações que atendem os públicos interno e externo; garantir o seguro fornecimento de energia elétrica, dados, climatização, água e outros sistemas essenciais ao funcionamento do TCE; e manter, de modo adequado, o patrimônio público.

A reforma foi planejada para ocorrer em duas etapas, sendo a primeira do oitavo ao quinto pavimento e a segunda do quarto ao subsolo. Durante as obras, os servidores que atuam nesses andares serão alocados no Anexo III, onde funcionava a antiga CRE-Sefin, cujas obras encontram-se em fase final.


Mais notícias